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Em revisão
O ângulo formado entre dois vetores e não nulos, é definido como o menor ângulo determinado entre quaisquer representações e .
Proposição 3.2.1.
Dados e , temos
(3.77)
onde é o ângulo entre os vetores e .
Demonstração.
Tomamos as representações e . Observamos que . Então, aplicando a lei dos cossenos no triângulo , obtemos
(3.78)
ou, equivalentemente,
(3.79)
(3.80)
(3.81)
(3.82)
donde
(3.83)
∎
Exemplo 3.2.1.
Vamos determinar ângulo entre os vetores e . Da Proposição 3.2.1, temos
(3.84)
(3.85)
(3.86)
Portanto, temos .
Observação 3.2.1.
O ângulo entre dois vetores e é:
•
agudo se, e somente se, ;
•
obtuso se, e somente se, .
De fato, de (3.77), temos que o sinal de é igual ao sinal de (o cosseno do ângulo entre os vetores). Também, por definição, . Logo, se , então (ângulo agudo) e, se , então (ângulo obtuso).
Observação 3.2.2.
(Vetores ortogonais)
Se , então:
•
se, e somente se, .
De fato, seja o ângulo entre e . Se , então e
(3.87)
(3.88)
(3.89)
(3.90)
Reciprocamente, se , então
(3.91)
(3.92)
(3.93)
Lembrando que , segue que , i.e. .
Exemplo 3.2.2.
Os vetores e são ortogonais. De fato, temos
(3.94)
(3.95)
3.2.1 Desigualdade Triangular
Dados dois vetores e temos
(3.96)
esta é conhecida como a desigualdade triangular. Para demonstrá-la, começamos observando que
(3.97)
(3.98)
(3.99)
Agora, vamos estimar . Pela Proposição 3.2.1, temos
(3.100)
onde é o ângulo entre e . Mas, então:
(3.101)
Daí, como , temos
(3.102)
a qual é chamada de desigualdade de Cauchy-Schwarz1414endnote: 14Augustin-Louis Cauchy, 1798-1857, matemático francês. Fonte: Wikipeida. Hermann Schwarz, 1843-1921, matemático alemão. Fonte: Wikipedia..
3.2.2 Exercícios Resolvidos
ER 3.2.1.
Sejam e . Determine tal que
(3.103)
Solução.
Da definição do produto escalar, temos
(3.104)
(3.105)
(3.106)
(3.107)
(3.108)
ER 3.2.2.
Determine tal que seja ortogonal a .
Solução.
Para que devemos ter
(3.109)
(3.110)
(3.111)
3.2.3 Exercícios
E. 3.2.1.
Determine o ângulo entre os vetores e .
Resposta.
E. 3.2.2.
Seja . Determine a norma do vetor de mesma direção de e tal que .
Resposta.
E. 3.2.3.
Se e são vetores unitários e , então e têm a mesma direção e o mesmo sentido? Justifique sua resposta.
Resposta.
Sim.
E. 3.2.4.
Se e são vetores tais que , então e têm a mesma direção e sentidos opostos? Justifique sua resposta.
Resposta.
Não necessariamente.
E. 3.2.5.
Encontre o vetor ortogonal a e tal que .
Resposta.
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