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C/C++ são linguagens procedurais1010endnote: 10C++ também é orientada-a-objetos. e contém instruções para a programação estruturada. Neste paradigma de programação, as computações são organizadas em sequências de blocos computacionais e, um bloco inicia sua computação somente após o bloco anterior tiver terminado. Contam com estruturas de ramificação (seleção de blocos), repetição de blocos e definição de funções/métodos (sub-blocos computacionais).
Um método (ou função) é um subprograma (ou subbloco computacional) que pode ser chamado/executado em qualquer parte do programa principal. Todo código C/C++ inicia-se no método main(), consulte o Código 1. A sintaxe de definição de um método é
Aqui, typeOut denota o tipo da saída, foo denota o identificador/nome do método, typeIn0 x1, typeIn1 x2, …, typeInN x3 são os tipos e identificadores dos parâmetros de entrada1111endnote: 11Parâmetros de entrada são opcionais. O escopo do método é delimitado entre chaves e pode conter qualquer instrução (statment) C/C++. O método é encerrado1212endnote: 12No encerramento do método o código retorna ao programa principal. quando terminado seu escopo ou ao encontrar a instrução return. Esta instrução,também, permite o retorno de um dado do mesmo tipo da saída do método.
Vamos considerar a função
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No código abaixo, o método computa a função e imprime seu valor1313endnote: 13void é a instrução para “no type”..
Nesta versão do código, o método f retorna o valor computado da função e é o método principal main que imprime o resultado.
Implemente uma função para computar as raízes de um polinômio de grau 1 . Assuma que .
Implemente uma função para computar as raízes reais de um polinômio de grau 2 . Assuma que tenha raízes reais.
Considerando vetores em
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implemente um código que contenha:
função para computação do vetor soma .
função para computação do produto escalar .
Implemente uma função que computa o determinante de matrizes reais .
Implemente uma função que computa a multiplicação matrix-vetor , com e um vetor coluna de dois elementos.
(Recursividade) Implemente uma função recursiva para computar o fatorial de um número natural , i.e. .
Uma estrutura de ramificação é uma instrução para a tomada de decisões durante a execução de um programa. Nas linguagens C/C++ usa-se a sintaxe
A instrução if permite a execução do bloco computacional block0 somente no caso de a condition0 seja true (verdadeira). A instrução else if somente é verificada quando condition0 == false. Neste caso, o block1 é executado somente se condition1 == true. Senão, block2 é executado.
Os seguintes códigos computam os zeros da função
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para parâmetros informados por usuária(o).
Caso restrito a raiz real única.
Caso de raiz real única ou múltiplas.
Caso de raiz real única, ou múltiplas ou nenhuma.
Implemente um código que contenha uma função que recebe dois números e e imprime o maior deles.
Implemente um código que contenha uma função que recebe os coeficientes de um polinômio
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e classifique-o como um polinômio de grau 0, 1 ou 2.
Implemente um código que contenha uma função para a computação das raízes de um polinômio de segundo grau.
Estruturas de repetição são instruções que permitem a execução repetida de um bloco computacional. São três instruções disponíveis while, do ... while e for.
A sintaxe da instrução while é
Isto é, enquanto (while) a expressão condition == true, o bloco computacional block é repetidamente executado. Ao final de cada execução, a condição é novamente verificada. Quando condition == false, block não é executado e o código segue para a primeira instrução após o escopo do while.
O seguinte código computa a soma dos primeiros termos da progressão geométrica
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para .
Use while para imprimir os dez primeiros números ímpares.
Crie uma função para a computação da soma de dois vetores , com dado .
Use a instrução while para escreva uma função que retorne o -ésimo termo da função de Fibonacci1414endnote: 14Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., .
Diferentemente da instrução while, a do ... while verifica a condição de repetição ao final do escopo do seu bloco computacional.
O seguinte código computa a soma dos primeiros termos da progressão geométrica
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para .
Uma aplicação do Método Babilônico1515endnote: 15Matemática Babilônica, matemática desenvolvida na Mesopotâmia, desde os Sumérios até a queda da Babilônia em 539 a.C.. Fonte: Wikipédia. para a aproximação da solução da equação , consiste na iteração
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Faça um código com while para computar aproximação , tal que .
A estrutura for tem a sintaxe
onde, init é a instrução de inicialização, condition é o critério de parada, iter é a instrução do iterador.
O seguinte código computa a soma dos primeiros termos da progressão geométrica
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para .
Use a instrução for para escreva uma função que retorne o -ésimo termo da função de Fibonacci1616endnote: 16Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., .
Implemente uma função para computar o produto escalar de dois vetores de elementos. Use a instrução de repetição for e assuma que os vetores estão alocados como um arranjo double.
Implemente uma função para computar a multiplicação de uma matriz por um vetor coluna de elementos. Use a instrução for e assuma que o vetor e a matriz estejam alocadas como arranjos double.
Implemente uma função para computar a multiplicação de uma matriz por uma matriz de . Use a instrução for e assuma que as matrizes estão alocadas como arranjos double.
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