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4 Elementos da Computação Matricial

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GSL (GNU Scientific Library) é uma biblioteca de métodos numéricos para C/C++. É um software livre sobre a GNU General Public License e está disponível em

https://www.gnu.org/software/gsl/.

A biblioteca fornece uma grande número de rotinas matemáticas para várias áreas da análise numérica. Aqui, vamos nos concentrar em uma rápida introdução à computação matricial.

4.1 Vetores

A alocação de um vetor no GSL segue o estilo de malloc (alocação de memória) e free (liberação de memória). O suporte a vetores requer a importação da biblioteca gsl_vector.h.

Exemplo 4.1.1.

No seguinte código, alocamos e imprimimos o seguinte vetor

𝒗=(2,1,3.5,π). (18)
Código 9: vector.cc
1#include <stdio.h>
2
3// GSL const e funs matemáticas
4#include <gsl/gsl_math.h>
5// GSL vetores
6#include <gsl/gsl_vector.h>
7
8int main() {
9  // alocação de memória
10  gsl_vector *v = gsl_vector_alloc(4);
11
12  // atribuição
13  gsl_vector_set(v, 0, sqrt(2.));
14  gsl_vector_set(v, 1, 1.);
15  gsl_vector_set(v, 2, 3.5);
16  gsl_vector_set(v, 3, M_PI);
17
18  // acesso e impressão
19  for (int i=0; i<4; ++i) {
20    printf("v_%d = %g\n", i, gsl_vector_get(v, i));
21  }
22
23  // liberação de memória
24  gsl_vector_free(v);
25}

A compilação desse código requer a lincagem com a biblioteca GSL:

1$ gcc vetor.cc -lgsl -lgslcblas -lm
Observação 4.1.1.

(Inicialização.) Alternativamente, a alocação com o método

1gsl_vector *gsl_vector_calloc(size_t n)

cria um vetor e inicializada todos os seus elementos como zero. Outros métodos de inicialização estão disponíveis, consulte GSL Docs: Initializing vector elements.

4.1.1 Operações com Vetores

Operações básicas envolvendo vetores do GSL estão disponíveis com os seguintes métodos1717endnote: 17Mais detalhes, consulte GNU Docs: Vector operations.:

  • int gsl_vector_add(gsl_vector *a, const gsl_vector *b)

    Computa a adição vetorial a + b e o resultado é armazenado no vetor a.

  • int gsl_vector_sub(gsl_vector *a, const gsl_vector *b)

    Computa a subtração vetorial a - b e o resultado é armazenado no vetor a.

  • int gsl_vector_mul(gsl_vector *a, const gsl_vector *b)

    Computa a multiplicação elemento-a-elemento a*b e armazena o resultado no vetor a.

  • int gsl_vector_div(gsl_vector *a, const gsl_vector *b)

    Computa a divisão elemento-a-elemento a/b e armazena o resultado no vetor a.

  • int gsl_vector_scale(gsl_vector *a, const double x)

    Computa a multiplicação por escalar x*a e armazena o resultado no vetor a.

  • int gsl_vector_add_constant(gsl_vector *a, const double x)

    Re-computa o vetor a somando o escalar x a cada um de seus elementos.

  • double gsl_vector_sum(const gsl_vector *a)

    Retorna a soma dos elementos do vetor a.

Observação 4.1.2.

(Suporte BLAS.) O GSL também fornece suporte a biblioteca BLAS (Basic Linear Algebra Subprograms) pelo gsl_blas.h. Operações vetoriais estão disponíveis no nível 1 da biblioteca. Para mais informações e acesso à documentação sobre os métodos disponíveis, consulte

https://www.gnu.org/software/gsl/doc/html/blas.html.

Exemplo 4.1.2.

No código abaixo, computamos 𝒘=α𝒖+𝒗 para o escalar α=2 e os vetores

𝒖=(1,2,0.5), (19)
𝒗=(2,1,1.5).
Código 10: axpy.cc
1#include <stdio.h>
2
3// GSL vetores
4#include <gsl/gsl_vector.h>
5// GSL BLAS
6#include <gsl/gsl_blas.h>
7
8int main() {
9
10  // alpha
11  double alpha = 2.;
12
13  // u
14  gsl_vector *u = gsl_vector_alloc(3);
15  gsl_vector_set(u, 0, 1.);
16  gsl_vector_set(u, 1, -2.);
17  gsl_vector_set(u, 2, 0.5);
18
19  // v
20  gsl_vector *v = gsl_vector_alloc(3);
21  gsl_vector_set(v, 0, 2.);
22  gsl_vector_set(v, 1, 1.);
23  gsl_vector_set(v, 2, -1.5);
24
25  // w = alpha*u + v
26  // alloc w
27  gsl_vector *w = gsl_vector_alloc(3);
28  // copy w = v
29  gsl_vector_memcpy(w, v);
30  // w = alpha*u + w
31  gsl_blas_daxpy(alpha, u, w);
32
33  // imprime
34  for (int i=0; i<3; ++i) {
35    printf("w_%d = %g\n", i, gsl_vector_get(w, i));
36  }
37
38  // liberação de memória
39  gsl_vector_free(v);
40}
Exercício 4.1.1.

Faça um código para computar o produto escalar 𝒙𝒚 dos vetores

𝒙=(1.2,ln(2),4), (20)
𝒚=(π2,3,e). (21)
  1. a)

    Crie sua própria função double dot(const gsl_vector *x, const gsl_vector *y) que recebe os vetores e retorna o produto escalar deles.

  2. b)

    Use o método BLAS gsl_blas_dsdot.

Exercício 4.1.2.

Faça um código para computar a norma L2 do vetor

𝒙=(1.2,log102(2),0.5). (22)
  1. a)

    Crie sua própria função double norm2(const gsl_vector *x) que recebe o vetor e retorna sua norma.

  2. b)

    Use o método BLAS gsl_blas_dnrm2.

4.2 Matrizes

Assim como vetores, a alocação de matrizes no GSL segue o estilo malloc e free. O suporte a matrizes requer a importação da biblioteca gsl_matrix.h.

Exemplo 4.2.1.

No seguinte código, alocamos e imprimimos a matriz

A=[1.51π2.32532.13.53log1502.531.7] (23)
Código 11: matriz.cc
1#include <stdio.h>
2
3// GSL
4#include <gsl/gsl_math.h>
5#include <gsl/gsl_matrix.h>
6
7int main()
8{
9  // alocação
10  gsl_matrix *A = gsl_matrix_alloc(3, 4);
11
12  // população
13  gsl_matrix_set(A, 0, 0, 1.5);
14  gsl_matrix_set(A, 0, 1, -1.);
15  gsl_matrix_set(A, 0, 2, M_PI);
16  gsl_matrix_set(A, 0, 3, 2.3);
17
18  gsl_matrix_set(A, 1, 0, cbrt(25.));
19  gsl_matrix_set(A, 1, 1, 2.1);
20  gsl_matrix_set(A, 1, 2, -3.5);
21  gsl_matrix_set(A, 1, 3, 3.);
22
23  gsl_matrix_set(A, 2, 0, log10(15.));
24  gsl_matrix_set(A, 2, 1, 0.);
25  gsl_matrix_set(A, 2, 2, pow(2.5, 3.));
26  gsl_matrix_set(A, 2, 3, -1.7);
27
28  // imprime
29  printf("A = \n");
30  for (int i=0; i<A->size1; ++i) {
31    for (int j=0; j<A->size2; ++j)
32      printf("%g ", gsl_matrix_get(A, i, j));
33    printf("\n");
34  }
35
36  gsl_matrix_free(A);
37  return 0;
38}
Observação 4.2.1.

(Inicialização de Matrizes.) Matrizes podem ser inicializadas com todos os seus elementos nulos usando

1gsl_matrix *gsl_matrix_calloc(size_t n1, size_t n2)

Outros métodos de inicialização também estão disponíveis, consulte

https://www.gnu.org/software/gsl/doc/html/vectors.html#initializing-matrix-elements.

4.3 Operações Matriciais

O GSL conta com os seguintes métodos de operações matriciais1818endnote: 18Consulte a lista completa em GSL Docs: Matrix operations.:

  • int gsl_matrix_add(gsl_matrix *a, const gsl_matrix *b)

    Computa a adição matricial a + b e armazena o resultado em a.

  • int gsl_matrix_sub(gsl_matrix *a, const gsl_matrix *b)

    Computa a subtração matricial a - b e armazena o resultado em a.

  • int gsl_matrix_mul_elements(gsl_matrix *a, const gsl_matrix *b)

    Computa a multiplicação elemento-a-elemento a*b e armazena o resultado em a.

  • int gsl_matrix_div_elements(gsl_matrix *a, const gsl_matrix *b)

    Computa a divisão elemento-a-elemento a/b e armazena o resultado em a.

  • int gsl_matrix_scale(gsl_matrix *a, const double x)

    Computa a multiplicação por escalar x*a e armazena o resultado em a.

  • int gsl_matrix_add_constant(gsl_matrix *a, const double x)

    Re-computa a matriz a somando x a cada um de seus elementos.

Observação 4.3.1.

(Operações Matrix-Vetor e Matriz-Matriz.) Na GSL, operações matrix-vetor estão disponíveis no suporte BLAS de nível 2. Já, operações matriz-matriz, no suporte BLAS de nível 3. Consulte a lista completa de métodos em

https://www.gnu.org/software/gsl/doc/html/blas.html#blas-support.

Exemplo 4.3.1.

O seguinte código verifica se 𝒙=(1,1,2) é solução do sistema linear

x1x2+2x3=6 (24)
2x1+x2x3=1
x1+x2+x3=0
Código 12: sisLin.cc
1#include <stdio.h>
2
3// GSL
4#include <gsl/gsl_math.h>
5#include <gsl/gsl_vector.h>
6#include <gsl/gsl_matrix.h>
7#include <gsl/gsl_blas.h>
8
9int main()
10{
11  // matriz dos coefs
12  gsl_matrix *A = gsl_matrix_alloc(3, 3);
13
14  gsl_matrix_set(A, 0, 0, 1.);
15  gsl_matrix_set(A, 0, 1, -1.);
16  gsl_matrix_set(A, 0, 2, 2.);
17
18  gsl_matrix_set(A, 1, 0, 2.);
19  gsl_matrix_set(A, 1, 1, 1.);
20  gsl_matrix_set(A, 1, 2, -1.);
21
22  gsl_matrix_set(A, 2, 0, -1.);
23  gsl_matrix_set(A, 2, 1, 1.);
24  gsl_matrix_set(A, 2, 2, 1.);
25
26  // vetor dos termos consts
27  gsl_vector *b = gsl_vector_alloc(3);
28
29  gsl_vector_set(b, 0, -6.);
30  gsl_vector_set(b, 1, 1.);
31  gsl_vector_set(b, 2, 0.);
32
33  // vetor solução ?
34  gsl_vector *x = gsl_vector_alloc(3);
35
36  gsl_vector_set(x, 0, -1.);
37  gsl_vector_set(x, 1, 1.);
38  gsl_vector_set(x, 2, -2.);
39
40  // verificação
41  // y = Ax
42  gsl_vector *y = gsl_vector_alloc(3);
43  gsl_blas_dgemv(CblasNoTrans, 1., A, x, 0., y);
44
45  // y - b
46  gsl_vector_sub(y, b);
47
48  if (gsl_blas_dnrm2(y) < 1e-14)
49    printf("x é solução do sistema.\n");
50  else
51    printf("x não é solução do sistema.\n");
52
53  gsl_matrix_free(A);
54  gsl_vector_free(b);
55  gsl_vector_free(x);
56  gsl_vector_free(y);
57
58  return 0;
59}
Exercício 4.3.1.

Crie uma função para computar a norma de Frobenius de uma matriz A. Teste seu código com a matriz

A=[432101234]. (25)
Exercício 4.3.2.

Faça um código para verificar se a matriz

A=[100131120] (26)

é inversa de

B=[1000.500.50.511.5]. (27)

4.4 Sistemas Lineares

A GSL tem suporte à álgebra linear pelo módulo gsl_linalg.h. Métodos para a decomposição LU, QR, Cholesky entre tantos outros métodos estão disponíveis. Consulte a lista completa em

https://www.gnu.org/software/gsl/doc/html/linalg.html#linear-algebra.

Exemplo 4.4.1.

No seguinte código, computamos a solução do sistema

x1x2+2x3=6 (28)
2x1+x2x3=1
x1+x2+x3=0

pelo método LU.

Código 13: lu.cc
1#include <stdio.h>
2
3// GSL
4#include <gsl/gsl_vector.h>
5#include <gsl/gsl_matrix.h>
6#include <gsl/gsl_linalg.h>
7
8int main()
9{
10  // matriz dos coefs
11  gsl_matrix *A = gsl_matrix_alloc(3, 3);
12
13  gsl_matrix_set(A, 0, 0, 1.);
14  gsl_matrix_set(A, 0, 1, -1.);
15  gsl_matrix_set(A, 0, 2, 2.);
16
17  gsl_matrix_set(A, 1, 0, 2.);
18  gsl_matrix_set(A, 1, 1, 1.);
19  gsl_matrix_set(A, 1, 2, -1.);
20
21  gsl_matrix_set(A, 2, 0, -1.);
22  gsl_matrix_set(A, 2, 1, 1.);
23  gsl_matrix_set(A, 2, 2, 1.);
24
25  // vetor dos termos consts
26  gsl_vector *b = gsl_vector_alloc(3);
27
28  gsl_vector_set(b, 0, -6.);
29  gsl_vector_set(b, 1, 1.);
30  gsl_vector_set(b, 2, 0.);
31
32  // decomposição LU
33  // PA = LU
34  gsl_permutation *p = gsl_permutation_alloc(3);
35  int signum;
36  gsl_linalg_LU_decomp(A, p, &signum);
37
38  // solução
39  gsl_vector *x = gsl_vector_alloc(3);
40  gsl_linalg_LU_solve(A, p, b, x);
41
42  // imprime a solução
43  for (int i=0; i<3; ++i)
44    printf("x_%d = %g\n", i, gsl_vector_get(x, i));
45
46  gsl_matrix_free(A);
47  gsl_vector_free(b);
48  gsl_permutation_free(p);
49  gsl_vector_free(x);
50
51  return 0;
52}
Exercício 4.4.1.

Crie sua própria função para a computação da solução de sistemas triangulares inferiores. Verifique seu código para o sistema

x1=2 (29)
3x1+2x2=8
x1+x2x3=0
Exercício 4.4.2.

Crie sua própria função para a computação da solução de um sistemas triangulares superiores. Verifique seu código para o sistema

2x1x2+2x3=7 (30)
2x2x3=3
3x3=3
Exercício 4.4.3.

Faça um código para resolver o sistema linear

x1x2+2x3=6 (31)
2x1+x2x3=1
x1+x2+x3=0

na sua forma matricial A𝒙=𝒃.

  1. a)

    Use int gsl_linalg_LU_decomp(gsl_matrix *A, gsl_permutation *p, int *signum) para computar a decomposição A=LU, onde A é a matriz de coeficientes do sistema.

  2. b)

    Use sua função criada no Exercício 4.4.1 para resolver L𝒚=𝒃, onde 𝒃 o vetor dos termos constantes do sistema.

  3. c)

    Use sua função criada no Exercício 4.4.2 para resolver U𝒙=𝒚.

Exercício 4.4.4.

Faça um código para computar a solução do sistema

2x1x2=0 (32)
xi16xi+4xi+1=sen(πi/[2(n1)])
xn1+xn=1

para i=2,3,,n1, n3. Dica: use o método gsl_linalg_solve_tridiag.


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