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Quadraturas gaussianas são quadraturas numéricas de máximo grau de exatidão. Especificamente, quadraturas de Gauss-Legendre são quadraturas gaussianas para integrais da forma
(3.89) |
Vamos começar considerando o problema de determinar a quadratura de Gauss-Legendre de apenas um ponto, i.e.
(3.90) |
Começamos por exigir a integração exata de polinômios de o grau , o que nos leva a
(3.91a) | |||
(3.91b) |
Agora, exigindo a integração exata de polinômios de grau , obtemos
(3.92a) | |||
(3.92b) | |||
(3.92c) |
Com isso, concluímos que a quadratura de um nodo de maior grau de exatidão para tais integrais é a de nodo e peso . Observamos que esta é a regra do ponto médio para o intervalo de integração .
Seguindo esse raciocínio, ao buscarmos por uma quadratura de pontos com maior grau de exatidão possível para integrais no intervalo , acabamos tendo que resolver um sistema de equações
(3.93) |
para . I.e., no que temos incógnitas ( nodos e pesos) a determinar, podemos exigir o grau de exatidão máximo de .
O sistema (3.93) é um sistema não linear para os nodos e a determinação de soluções para grande não é uma tarefa trivial. Alternativamente, veremos que os nodos da quadratura de Gauss-Legendre de nodos são as raízes do polinômio de Legendre de grau . Por definição, o polinômio de Legendre de grau , denotado por , satisfaz a seguinte propriedade de ortogonalidade
(3.94) |
para todo polinômio de grau menor que . Com isso, estabelecemos o seguinte resultado.
A quadratura de Gauss-Legendre de nodos tem as raízes do polinômio de Legendre de grau como seus nodos e seus pesos são dados por
(3.95) |
Sejam as raízes do polinômio de Legendre de grau . Queremos mostrar que
(3.96) |
para todo polinômio de grau menor ou igual . Primeiramente, suponhamos que seja um polinômio de grau menor que . Então, tomando sua representação por polinômio de Lagrange nos nodos , , temos
(3.97) | ||||
(3.98) | ||||
(3.99) |
Isto mostra o resultado para polinômios de grau menor que . Agora, suponhamos que é um polinômio de grau maior ou igual que e menor ou igual a . Dividindo pelo polinômio de Legendre de grau , , obtemos
(3.100) |
onde e são polinômio de grau menor que . Ainda, nas raízes temos e da ortogonalidade dos polinômios de Legendre (veja, equação (3.94)), temos
(3.101) | ||||
(3.102) |
Agora, do resultado anterior aplicado a , temos
(3.103) |
Isto complete o resultado para polinômios de grau menor ou igual a . ∎
(Gauss-Legendre de 2 pontos.) Considaremos a quadratura de Gauss-Legendre de nodos. Do Teorema 3.5.1, seus nodos são as raízes do polinômio de Legendre de grau 2
(3.104) |
as quais são
(3.105a) | |||
(3.105b) |
Os pesos são, então
(3.106a) | ||||
(3.106b) | ||||
(3.106c) |
e
(3.107a) | ||||
(3.107b) | ||||
(3.107c) |
Ou seja, a quadratura de Gauss-Legendre de pontos tem o seguinte conjunto de nodos e pesos . Esta, por sua vez, é exata para polinômios de grau menor ou igual a . De fato, verificando para potência de temos:
:
(3.108a) | |||
(3.108b) |
:
(3.109a) | |||
(3.109b) |
:
(3.110a) | |||
(3.110b) |
:
(3.111a) | |||
(3.111b) |
:
(3.112a) | |||
(3.112b) |
0 | 2 | |
1 | ||
Considere o problema de obter uma aproximação para usando a quadratura de Gauss-Legendre. Calculemos algumas aproximações com , e pontos:
:
(3.113a) | ||||
(3.113b) |
:
(3.114a) | ||||
(3.114b) |
:
(3.115a) |
Na Tabela 3.6, temos as aproximações de com a quadratura de Gauss-Legendre de , , , e pontos (detonado por , bem como, o erro absoluto com respeito ao valor analítico da integral.
A quadratura de Gauss-Legendre é desenvolvida para aproximar integrais definidas no intervalo . Por sorte, uma integral definida em um intervalo arbitrário pode ser reescrita como uma integral no intervalo através de uma mudança de variável apropriada.
Assumindo a mudança de variável
(3.116) |
temos
(3.117) |
e, portanto,
(3.118) |
Portanto, para computarmos podemos aplicar a quadratura de Gauss-Legendre na integral definida no dada conforme acima.
Usemos a quadratura de Gauss-Legendre com pontos para aproximar a integral
(3.119) |
Fazendo a mudança de variável , temos
(3.120) |
Então, aplicando a quadratura temos
(3.121a) | ||||
(3.121b) |
Aproxime
(3.122) |
usando a quadratura de Gauss-Legendre com:
ponto.
pontos.
pontos.
pontos.
pontos.
a) ; b) ; c) ; d) ; e) .
Aproxime
(3.123) |
usando a quadratura de Gauss-Legendre com:
ponto.
pontos.
pontos.
pontos.
pontos.
a) ; b) ; c) ; d) ; e) .
Aproxime
(3.124) |
usando a quadratura de Gauss-Legendre com:
ponto.
pontos.
pontos.
a) ; b) ; c)
Use uma quadratura de Gauss-Legendre para computar a integral
(3.125) |
com dígitos significativos corretos.
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