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C++ é uma linguagem de programação orientada a objetos. Neste paradigma, os códigos são organizados em classes que definem uma estrutura de dados e métodos. Uma classe pode ser vista como um modelo para a construção de objetos que possuem dados e métodos. A criação de uma classe é feita com a seguinte sintaxe:
Um objeto é uma instância de uma classe e é declaro com a seguinte sintaxe:
Na criação, o método construtor é chamado, e quando o objeto sai do escopo, o destrutor é chamado. O construtor é um método especial que tem o mesmo nome da classe e não tem tipo de retorno. O destrutor também é um método especial que tem o mesmo nome da classe precedido por um til ( ) e também não tem tipo de retorno.
O seguinte código define uma classe Ponto2D que representa um ponto no espaço cartesiano bidimensional . Ela também contém um método para o cálculo da distância entre dois pontos.
Crie uma classe Poly1 para manipulação de polinômios de grau 1
(36) |
A classe deve conter os seguintes métodos:
Construtor que recebe os coeficientes e .
Método double avalia(double x) que retorna o valor do polinômio em .
Método double derivada(double x) que retorna o valor da derivada do polinômio em .
Método double raiz() que retorna a raiz do polinômio.
A herança é um dos principais conceitos da programação orientada a objetos. Ela permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe, chamada de classe base ou superclasse. A classe que herda é chamada de classe derivada ou subclasse. A sintaxe para a herança é a seguinte:
A classe derivada pode adicionar novos atributos e métodos, além de sobrescrever os métodos da classe base. A herança é uma forma de reutilização de código e permite a criação de hierarquias de classes.
Em sequência ao Exemplo 5.1.1, o seguinte código define uma classe Ponto3D derivada da classe base Ponto2D.
Como sequência do Exercício 5.1.1, crie uma classe Poly2, derivada da classe Poli1, para manipulação de polinômios de grau 2
(37) |
A classe deve conter os seguintes métodos:
Construtor que recebe os coeficientes , e .
Método double avalia(double x) que retorna o valor do polinômio em .
Método double derivada(double x) que retorna o valor da derivada do polinômio em .
Método double raiz() que retorna a raiz do polinômio.
Considerando o código da classe Poli1 do Exercício 5.1.1.
Aproveito para agradecer a todas/os que de forma assídua ou esporádica contribuem enviando correções, sugestões e críticas!
Este texto é disponibilizado nos termos da Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Ícones e elementos gráficos podem estar sujeitos a condições adicionais.
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Um objeto é uma instância de uma classe e é declaro com a seguinte sintaxe:
Na criação, o método construtor é chamado, e quando o objeto sai do escopo, o destrutor é chamado. O construtor é um método especial que tem o mesmo nome da classe e não tem tipo de retorno. O destrutor também é um método especial que tem o mesmo nome da classe precedido por um til ( ) e também não tem tipo de retorno.
O seguinte código define uma classe Ponto2D que representa um ponto no espaço cartesiano bidimensional . Ela também contém um método para o cálculo da distância entre dois pontos.
Crie uma classe Poly1 para manipulação de polinômios de grau 1
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A classe deve conter os seguintes métodos:
Construtor que recebe os coeficientes e .
Método double avalia(double x) que retorna o valor do polinômio em .
Método double derivada(double x) que retorna o valor da derivada do polinômio em .
Método double raiz() que retorna a raiz do polinômio.
A herança é um dos principais conceitos da programação orientada a objetos. Ela permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe, chamada de classe base ou superclasse. A classe que herda é chamada de classe derivada ou subclasse. A sintaxe para a herança é a seguinte:
A classe derivada pode adicionar novos atributos e métodos, além de sobrescrever os métodos da classe base. A herança é uma forma de reutilização de código e permite a criação de hierarquias de classes.
Em sequência ao Exemplo 5.1.1, o seguinte código define uma classe Ponto3D derivada da classe base Ponto2D.
Como sequência do Exercício 5.1.1, crie uma classe Poly2, derivada da classe Poli1, para manipulação de polinômios de grau 2
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A classe deve conter os seguintes métodos:
Construtor que recebe os coeficientes , e .
Método double avalia(double x) que retorna o valor do polinômio em .
Método double derivada(double x) que retorna o valor da derivada do polinômio em .
Método double raiz() que retorna a raiz do polinômio.
Considerando o código da classe Poli1 do Exercício 5.1.1.
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