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3 Elementos da programação estruturada
C++ contém instruções de programação estruturada, em que as computações são organizadas em sequências de blocos computacionais e, um bloco inicia sua computação somente após o bloco anterior tiver terminado (sequência). Conta com estruturas de ramificação (seleção de blocos), repetição de blocos e definição de funções/métodos (subprogramas).
3.1 Métodos e funções
Um método (ou função) é um subprograma (ou sub-bloco computacional) que pode ser chamado/executado em qualquer parte do programa principal. Todo código C++ inicia-se na função main(). A sintaxe de definição de uma função é
Aqui, typeOut denota o tipo da saída, foo denota o identificador/nome do método, typeIn0x1, typeIn1x2, …, typeInNxN são os tipos e identificadores dos parâmetros de entrada66endnote: 6Parâmetros de entrada são opcionais. O escopo do método é delimitado entre chaves e pode conter qualquer instrução (statement) C++. O método é encerrado77endnote: 7No encerramento do método o código retorna ao programa principal. quando terminado seu escopo ou ao encontrar a instrução return. Esta instrução,também, permite o retorno de um dado do mesmo tipo da saída do método.
A instrução if permite a execução do bloco computacional block0 somente no caso de a condition0 seja true (verdadeira). A instrução elseif somente é verificada quando condition0==false. Neste caso, o block1 é executado somente se condition1==true. Senão, block2 é executado.
Por exemplo, o seguinte código computa os zeros da função
(6)
para parâmetros informados por usuária(o). Verifique!
Estruturas de repetição são instruções que permitem a execução repetida de um bloco computacional. São três instruções disponíveis while, do...while e for.
Isto é, enquanto (while) a expressão condition==true, o bloco computacional block é repetidamente executado. Ao final de cada execução, a condição é novamente verificada. Quando condition==false, block não é executado e o código segue para a primeira instrução após o escopo do while.
Como aplicação, o seguinte código computa o fatorial de um número n.
As instruções de controle break, continue são bastante úteis em várias situações. A primeira, encerra as repetições e, a segunda, pula para uma nova repetição.
Exercício 3.3.1.
Use while para imprimir os dez primeiros números ímpares.
Use a instrução while para criar um método que retorne o -ésimo termo da função de Fibonacci88endnote: 8Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., .
Use a instrução while para criar um método que retorne o -ésimo termo da função de Fibonacci99endnote: 9Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., .
Use a instrução for para criar um método que retorne o -ésimo termo da função de Fibonacci1010endnote: 10Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., .
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3 Elementos da programação estruturada
C++ contém instruções de programação estruturada, em que as computações são organizadas em sequências de blocos computacionais e, um bloco inicia sua computação somente após o bloco anterior tiver terminado (sequência). Conta com estruturas de ramificação (seleção de blocos), repetição de blocos e definição de funções/métodos (subprogramas).
3.1 Métodos e funções
Um método (ou função) é um subprograma (ou sub-bloco computacional) que pode ser chamado/executado em qualquer parte do programa principal. Todo código C++ inicia-se na função main(). A sintaxe de definição de uma função é
Aqui, typeOut denota o tipo da saída, foo denota o identificador/nome do método, typeIn0x1, typeIn1x2, …, typeInNxN são os tipos e identificadores dos parâmetros de entrada66endnote: 6Parâmetros de entrada são opcionais. O escopo do método é delimitado entre chaves e pode conter qualquer instrução (statement) C++. O método é encerrado77endnote: 7No encerramento do método o código retorna ao programa principal. quando terminado seu escopo ou ao encontrar a instrução return. Esta instrução,também, permite o retorno de um dado do mesmo tipo da saída do método.
A instrução if permite a execução do bloco computacional block0 somente no caso de a condition0 seja true (verdadeira). A instrução elseif somente é verificada quando condition0==false. Neste caso, o block1 é executado somente se condition1==true. Senão, block2 é executado.
Por exemplo, o seguinte código computa os zeros da função
(6)
para parâmetros informados por usuária(o). Verifique!
Estruturas de repetição são instruções que permitem a execução repetida de um bloco computacional. São três instruções disponíveis while, do...while e for.
Isto é, enquanto (while) a expressão condition==true, o bloco computacional block é repetidamente executado. Ao final de cada execução, a condição é novamente verificada. Quando condition==false, block não é executado e o código segue para a primeira instrução após o escopo do while.
Como aplicação, o seguinte código computa o fatorial de um número n.
As instruções de controle break, continue são bastante úteis em várias situações. A primeira, encerra as repetições e, a segunda, pula para uma nova repetição.
Exercício 3.3.1.
Use while para imprimir os dez primeiros números ímpares.
Use a instrução while para criar um método que retorne o -ésimo termo da função de Fibonacci88endnote: 8Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., .
Use a instrução while para criar um método que retorne o -ésimo termo da função de Fibonacci99endnote: 9Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., .
Use a instrução for para criar um método que retorne o -ésimo termo da função de Fibonacci1010endnote: 10Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., .