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Minicurso de C++ para Matemática

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3 Elementos da programação estruturada

C++ contém instruções de programação estruturada, em que as computações são organizadas em sequências de blocos computacionais e, um bloco inicia sua computação somente após o bloco anterior tiver terminado (sequência). Conta com estruturas de ramificação (seleção de blocos), repetição de blocos e definição de funções/métodos (subprogramas).

3.1 Métodos e funções

Um método (ou função) é um subprograma (ou sub-bloco computacional) que pode ser chamado/executado em qualquer parte do programa principal. Todo código C++ inicia-se na função main(). A sintaxe de definição de uma função é

1typeOut foo(typeIn0 x0, typeIn1 x1, ..., typeInN xN)
2{
3 typeOut out;
4 statement0;
5 statement1;
6 ...;
7 statementN;
8 return out;
9}

Aqui, typeOut denota o tipo da saída, foo denota o identificador/nome do método, typeIn0 x1, typeIn1 x2, …, typeInN xN são os tipos e identificadores dos parâmetros de entrada66endnote: 6Parâmetros de entrada são opcionais. O escopo do método é delimitado entre chaves e pode conter qualquer instrução (statement) C++. O método é encerrado77endnote: 7No encerramento do método o código retorna ao programa principal. quando terminado seu escopo ou ao encontrar a instrução return. Esta instrução,também, permite o retorno de um dado do mesmo tipo da saída do método.

Por exemplo, o seguinte código define a função

f(x)=2x3, (5)

computa e imprime os valores de f(1.0) e f(2.5).

Código 7: exFun.cpp
1#include <iostream>
2
3// define f
4double f(double x);
5
6int main()
7{
8 std::cout << "f(1.0) = "
9 << f(1.0) << std::endl;
10
11 double y = 2.5;
12 std::cout << "f(2.5) = "
13 << f(y) << std::endl;
14
15 return 0;
16}
17
18// implementa f
19double f(double x)
20{
21 double y = 2.0*x - 3.0;
22 return y;
23}
Observação 3.1.1.(void)

Um função pode ser um método (subprograma) que não retorna valor. Neste caso, o tipo de saída é +void+.

Exercício 3.1.1.

Implemente uma função para computar as raízes de um polinômio de grau 1 p(x)=ax+b. Assuma que a0.

Resposta 0.
1#include <iostream>
2
3double raizP1(double a, double b);
4
5int main()
6{
7 double a = 2.0;
8 double b = -1.0;
9
10 std::cout << a << "x"
11 << " + (" << b << ") = 0" << std::endl
12 << "x = " << raizP1(a, b) << std::endl;
13
14 return 0;
15}
16
17double raizP1(double a, double b)
18{
19 return -b / a;
20}
Exercício 3.1.2.

Implemente uma função para computar as raízes reais de um polinômio de grau 2 p(x)=ax2+bx+c. Assuma que p tenha raízes reais.

Resposta 0.
1#include <iostream>
2#include <cmath>
3
4void raizP2(double a, double b, double c,
5 double &x1, double &x2)
6{
7 // discriminante
8 double d = b * b - 4 * a * c;
9 x1 = (-b + sqrt(d)) / (2 * a);
10 x2 = (-b - sqrt(d)) / (2 * a);
11
12}
13
14int main()
15{
16 double a = 2.0;
17 double b = -6.0;
18 double c = 4.0;
19
20 double x1, x2;
21 raizP2(a, b, c, x1, x2);
22
23 std::cout << "x1 = " << x1 << std::endl
24 << "x2 = " << x2 << std::endl;
25
26 return 0;
27}
Exercício 3.1.3.

(Recursividade) Implemente uma função recursiva para computar o fatorial de um número natural n, i.e. n!.

Resposta 0.
1#include <iostream>
2#include <eigen3/Eigen/Eigen>
3
4double fatorial(int n);
5
6int main()
7{
8 std::cout << "Fatorial de 5: "
9 << fatorial(5) << std::endl;
10
11 return 0;
12}
13
14double fatorial(int n)
15{
16 // Fatorial de n
17 if (n == 0 || n == 1) return 1;
18 return n * fatorial(n - 1);
19}

3.2 Ramificação

Em revisão

Uma estrutura de ramificação é uma instrução para a tomada de decisões durante a execução de um programa. Nas linguagens C++ usa-se a sintaxe

1if (condition0) {
2 block0;
3} else if (condition1) {
4 block1;
5} else {
6 block2;
7}

A instrução if permite a execução do bloco computacional block0 somente no caso de a condition0 seja true (verdadeira). A instrução else if somente é verificada quando condition0 == false. Neste caso, o block1 é executado somente se condition1 == true. Senão, block2 é executado.

Exemplo 3.2.1.

Os seguintes códigos computam os zeros da função

f(x)=ax+b, (6)

para parâmetros informados por usuária(o).

  1. a)

    Caso restrito a raiz real única.

    1#include <stdio.h>
    2
    3int main()
    4{
    5 double a,b;
    6 printf("a = ");
    7 scanf("%lf", &a);
    8 printf("b = ");
    9 scanf("%lf", &b);
    10
    11 if (a != 0.) {
    12 double x = -b/a;
    13 printf("x = %lf\n", x);
    14 }
    15
    16 return 0;
    17}
  2. b)

    Caso de raiz real única ou múltiplas.

    1#include <stdio.h>
    2
    3int main()
    4{
    5 double a,b;
    6 printf("a = ");
    7 scanf("%lf", &a);
    8 printf("b = ");
    9 scanf("%lf", &b);
    10
    11 if (a != 0.) {
    12 double x = -b/a;
    13 printf("x = %lf\n", x);
    14 } else if ((a == 0.) && (b == 0.)) {
    15 printf("Todo x real é zero da função.\n");
    16 }
    17
    18 return 0;
    19}
  3. c)

    Caso de raiz real única, ou múltiplas ou nenhuma.

    1#include <stdio.h>
    2
    3int main()
    4{
    5 double a,b;
    6 printf("a = ");
    7 scanf("%lf", &a);
    8 printf("b = ");
    9 scanf("%lf", &b);
    10
    11 if (a != 0.) {
    12 double x = -b/a;
    13 printf("x = %lf\n", x);
    14 }
    15
    16 return 0;
    17}
Exercício 3.2.1.

Implemente um código que contenha uma função que recebe dois números n e m e imprime o maior deles.

Exercício 3.2.2.

Implemente um código que contenha uma função que recebe os coeficientes de um polinômio

p(x)=ax2+bx+c (7)

e classifique-o como um polinômio de grau 0, 1 ou 2.

Exercício 3.2.3.

Implemente um código que contenha uma função para a computação das raízes de um polinômio de segundo grau.

3.3 Repetição

Em revisão

Estruturas de repetição são instruções que permitem a execução repetida de um bloco computacional. São três instruções disponíveis while, do ... while e for.

3.3.1 while

A sintaxe da instrução while é

1while (condition) {
2 block
3}

Isto é, enquanto (while) a expressão condition == true, o bloco computacional block é repetidamente executado. Ao final de cada execução, a condição é novamente verificada. Quando condition == false, block não é executado e o código segue para a primeira instrução após o escopo do while.

Exemplo 3.3.1.

O seguinte código computa a soma dos 10 primeiros termos da progressão geométrica

ai=2i, (8)

para i=0,1,2,.

Código 8: while.cc
1#include <stdio.h>
2#include <math.h>
3
4int main()
5{
6 int i = 0;
7 double s = 0.;
8 while (i < 10) {
9 s = s + pow(0.5, double(i));
10 i += 1;
11 }
12 printf("s = %lf\n", s);
13 return 0;
14}
Observação 3.3.1.

As instruções de controle break, continue são bastante úteis em várias situações. A primeira, encerra as repetições e, a segunda, pula para uma nova repetição.

Exercício 3.3.1.

Use while para imprimir os dez primeiros números ímpares.

Exercício 3.3.2.

Crie uma função para a computação da soma de dois vetores 𝒙,𝒚n, com dado n0.

Exercício 3.3.3.

Use a instrução while para escreva uma função que retorne o n-ésimo termo da função de Fibonacci88endnote: 8Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., n1.

3.3.2 do ... while

Diferentemente da instrução while, a do ... while verifica a condição de repetição ao final do escopo do seu bloco computacional.

Exemplo 3.3.2.

O seguinte código computa a soma dos 10 primeiros termos da progressão geométrica

ai=2i, (9)

para i=0,1,2,.

Código 9: doWhile.cc
1#include <stdio.h>
2#include <math.h>
3
4int main()
5{
6 int i = 0;
7 double s;
8 do {
9 s += pow(0.5, double(i));
10 i += 1;
11 } while (i < 10);
12 printf("s = %lf\n", s);
13 return 0;
14}
Exercício 3.3.4.

Uma aplicação do Método Babilônico99endnote: 9Matemática Babilônica, matemática desenvolvida na Mesopotâmia, desde os Sumérios até a queda da Babilônia em 539 a.C.. Fonte: Wikipédia. para a aproximação da solução da equação x22=0, consiste na iteração

x0=1, (10)
xi+1=xi2+1xi,i=0,1,2, (11)

Faça um código com while para computar aproximação xi, tal que |xixi1|<105.

3.3.3 for

A estrutura for tem a sintaxe

1for (init; condition; iter) {
2 block;
3}

onde, init é a instrução de inicialização, condition é o critério de parada, iter é a instrução do iterador.

Exemplo 3.3.3.

O seguinte código computa a soma dos 10 primeiros termos da progressão geométrica

ai=2i, (12)

para i=0,1,2,.

1#include <stdio.h>
2#include <math.h>
3
4int main()
5{
6 double s = 0;
7 for (int i=0; i<10; ++i) {
8 s += pow(2., double(-i));
9 }
10 printf("s = %lf\n", s);
11 return 0;
12}
Exercício 3.3.5.

Use a instrução for para escreva uma função que retorne o n-ésimo termo da função de Fibonacci1010endnote: 10Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., n1.

Exercício 3.3.6.

Implemente uma função para computar o produto escalar de dois vetores de n elementos. Use a instrução de repetição for e assuma que os vetores estão alocados como um arranjo double.

Exercício 3.3.7.

Implemente uma função para computar a multiplicação de uma matriz A n×n por um vetor coluna x de n elementos. Use a instrução for e assuma que o vetor e a matriz estejam alocadas como arranjos double.

Exercício 3.3.8.

Implemente uma função para computar a multiplicação de uma matriz A n×m por uma matriz B de m×n. Use a instrução for e assuma que as matrizes estão alocadas como arranjos double.


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3 Elementos da programação estruturada

C++ contém instruções de programação estruturada, em que as computações são organizadas em sequências de blocos computacionais e, um bloco inicia sua computação somente após o bloco anterior tiver terminado (sequência). Conta com estruturas de ramificação (seleção de blocos), repetição de blocos e definição de funções/métodos (subprogramas).

3.1 Métodos e funções

Um método (ou função) é um subprograma (ou sub-bloco computacional) que pode ser chamado/executado em qualquer parte do programa principal. Todo código C++ inicia-se na função main(). A sintaxe de definição de uma função é

1typeOut foo(typeIn0 x0, typeIn1 x1, ..., typeInN xN)
2{
3 typeOut out;
4 statement0;
5 statement1;
6 ...;
7 statementN;
8 return out;
9}

Aqui, typeOut denota o tipo da saída, foo denota o identificador/nome do método, typeIn0 x1, typeIn1 x2, …, typeInN xN são os tipos e identificadores dos parâmetros de entrada66endnote: 6Parâmetros de entrada são opcionais. O escopo do método é delimitado entre chaves e pode conter qualquer instrução (statement) C++. O método é encerrado77endnote: 7No encerramento do método o código retorna ao programa principal. quando terminado seu escopo ou ao encontrar a instrução return. Esta instrução,também, permite o retorno de um dado do mesmo tipo da saída do método.

Por exemplo, o seguinte código define a função

f(x)=2x3, (5)

computa e imprime os valores de f(1.0) e f(2.5).

Código 7: exFun.cpp
1#include <iostream>
2
3// define f
4double f(double x);
5
6int main()
7{
8 std::cout << "f(1.0) = "
9 << f(1.0) << std::endl;
10
11 double y = 2.5;
12 std::cout << "f(2.5) = "
13 << f(y) << std::endl;
14
15 return 0;
16}
17
18// implementa f
19double f(double x)
20{
21 double y = 2.0*x - 3.0;
22 return y;
23}
Observação 3.1.1.(void)

Um função pode ser um método (subprograma) que não retorna valor. Neste caso, o tipo de saída é +void+.

Exercício 3.1.1.

Implemente uma função para computar as raízes de um polinômio de grau 1 p(x)=ax+b. Assuma que a0.

Resposta 0.
1#include <iostream>
2
3double raizP1(double a, double b);
4
5int main()
6{
7 double a = 2.0;
8 double b = -1.0;
9
10 std::cout << a << "x"
11 << " + (" << b << ") = 0" << std::endl
12 << "x = " << raizP1(a, b) << std::endl;
13
14 return 0;
15}
16
17double raizP1(double a, double b)
18{
19 return -b / a;
20}
Exercício 3.1.2.

Implemente uma função para computar as raízes reais de um polinômio de grau 2 p(x)=ax2+bx+c. Assuma que p tenha raízes reais.

Resposta 0.
1#include <iostream>
2#include <cmath>
3
4void raizP2(double a, double b, double c,
5 double &x1, double &x2)
6{
7 // discriminante
8 double d = b * b - 4 * a * c;
9 x1 = (-b + sqrt(d)) / (2 * a);
10 x2 = (-b - sqrt(d)) / (2 * a);
11
12}
13
14int main()
15{
16 double a = 2.0;
17 double b = -6.0;
18 double c = 4.0;
19
20 double x1, x2;
21 raizP2(a, b, c, x1, x2);
22
23 std::cout << "x1 = " << x1 << std::endl
24 << "x2 = " << x2 << std::endl;
25
26 return 0;
27}
Exercício 3.1.3.

(Recursividade) Implemente uma função recursiva para computar o fatorial de um número natural n, i.e. n!.

Resposta 0.
1#include <iostream>
2#include <eigen3/Eigen/Eigen>
3
4double fatorial(int n);
5
6int main()
7{
8 std::cout << "Fatorial de 5: "
9 << fatorial(5) << std::endl;
10
11 return 0;
12}
13
14double fatorial(int n)
15{
16 // Fatorial de n
17 if (n == 0 || n == 1) return 1;
18 return n * fatorial(n - 1);
19}

3.2 Ramificação

Em revisão

Uma estrutura de ramificação é uma instrução para a tomada de decisões durante a execução de um programa. Nas linguagens C++ usa-se a sintaxe

1if (condition0) {
2 block0;
3} else if (condition1) {
4 block1;
5} else {
6 block2;
7}

A instrução if permite a execução do bloco computacional block0 somente no caso de a condition0 seja true (verdadeira). A instrução else if somente é verificada quando condition0 == false. Neste caso, o block1 é executado somente se condition1 == true. Senão, block2 é executado.

Exemplo 3.2.1.

Os seguintes códigos computam os zeros da função

f(x)=ax+b, (6)

para parâmetros informados por usuária(o).

  1. a)

    Caso restrito a raiz real única.

    1#include <stdio.h>
    2
    3int main()
    4{
    5 double a,b;
    6 printf("a = ");
    7 scanf("%lf", &a);
    8 printf("b = ");
    9 scanf("%lf", &b);
    10
    11 if (a != 0.) {
    12 double x = -b/a;
    13 printf("x = %lf\n", x);
    14 }
    15
    16 return 0;
    17}
  2. b)

    Caso de raiz real única ou múltiplas.

    1#include <stdio.h>
    2
    3int main()
    4{
    5 double a,b;
    6 printf("a = ");
    7 scanf("%lf", &a);
    8 printf("b = ");
    9 scanf("%lf", &b);
    10
    11 if (a != 0.) {
    12 double x = -b/a;
    13 printf("x = %lf\n", x);
    14 } else if ((a == 0.) && (b == 0.)) {
    15 printf("Todo x real é zero da função.\n");
    16 }
    17
    18 return 0;
    19}
  3. c)

    Caso de raiz real única, ou múltiplas ou nenhuma.

    1#include <stdio.h>
    2
    3int main()
    4{
    5 double a,b;
    6 printf("a = ");
    7 scanf("%lf", &a);
    8 printf("b = ");
    9 scanf("%lf", &b);
    10
    11 if (a != 0.) {
    12 double x = -b/a;
    13 printf("x = %lf\n", x);
    14 }
    15
    16 return 0;
    17}
Exercício 3.2.1.

Implemente um código que contenha uma função que recebe dois números n e m e imprime o maior deles.

Exercício 3.2.2.

Implemente um código que contenha uma função que recebe os coeficientes de um polinômio

p(x)=ax2+bx+c (7)

e classifique-o como um polinômio de grau 0, 1 ou 2.

Exercício 3.2.3.

Implemente um código que contenha uma função para a computação das raízes de um polinômio de segundo grau.

3.3 Repetição

Em revisão

Estruturas de repetição são instruções que permitem a execução repetida de um bloco computacional. São três instruções disponíveis while, do ... while e for.

3.3.1 while

A sintaxe da instrução while é

1while (condition) {
2 block
3}

Isto é, enquanto (while) a expressão condition == true, o bloco computacional block é repetidamente executado. Ao final de cada execução, a condição é novamente verificada. Quando condition == false, block não é executado e o código segue para a primeira instrução após o escopo do while.

Exemplo 3.3.1.

O seguinte código computa a soma dos 10 primeiros termos da progressão geométrica

ai=2i, (8)

para i=0,1,2,.

Código 8: while.cc
1#include <stdio.h>
2#include <math.h>
3
4int main()
5{
6 int i = 0;
7 double s = 0.;
8 while (i < 10) {
9 s = s + pow(0.5, double(i));
10 i += 1;
11 }
12 printf("s = %lf\n", s);
13 return 0;
14}
Observação 3.3.1.

As instruções de controle break, continue são bastante úteis em várias situações. A primeira, encerra as repetições e, a segunda, pula para uma nova repetição.

Exercício 3.3.1.

Use while para imprimir os dez primeiros números ímpares.

Exercício 3.3.2.

Crie uma função para a computação da soma de dois vetores 𝒙,𝒚n, com dado n0.

Exercício 3.3.3.

Use a instrução while para escreva uma função que retorne o n-ésimo termo da função de Fibonacci88endnote: 8Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., n1.

3.3.2 do ... while

Diferentemente da instrução while, a do ... while verifica a condição de repetição ao final do escopo do seu bloco computacional.

Exemplo 3.3.2.

O seguinte código computa a soma dos 10 primeiros termos da progressão geométrica

ai=2i, (9)

para i=0,1,2,.

Código 9: doWhile.cc
1#include <stdio.h>
2#include <math.h>
3
4int main()
5{
6 int i = 0;
7 double s;
8 do {
9 s += pow(0.5, double(i));
10 i += 1;
11 } while (i < 10);
12 printf("s = %lf\n", s);
13 return 0;
14}
Exercício 3.3.4.

Uma aplicação do Método Babilônico99endnote: 9Matemática Babilônica, matemática desenvolvida na Mesopotâmia, desde os Sumérios até a queda da Babilônia em 539 a.C.. Fonte: Wikipédia. para a aproximação da solução da equação x22=0, consiste na iteração

x0=1, (10)
xi+1=xi2+1xi,i=0,1,2, (11)

Faça um código com while para computar aproximação xi, tal que |xixi1|<105.

3.3.3 for

A estrutura for tem a sintaxe

1for (init; condition; iter) {
2 block;
3}

onde, init é a instrução de inicialização, condition é o critério de parada, iter é a instrução do iterador.

Exemplo 3.3.3.

O seguinte código computa a soma dos 10 primeiros termos da progressão geométrica

ai=2i, (12)

para i=0,1,2,.

1#include <stdio.h>
2#include <math.h>
3
4int main()
5{
6 double s = 0;
7 for (int i=0; i<10; ++i) {
8 s += pow(2., double(-i));
9 }
10 printf("s = %lf\n", s);
11 return 0;
12}
Exercício 3.3.5.

Use a instrução for para escreva uma função que retorne o n-ésimo termo da função de Fibonacci1010endnote: 10Leonardo Fibonacci, 1170 - 1250, matemático italiano. Fonte: Wikipédia: Leonardo Fibonacci., n1.

Exercício 3.3.6.

Implemente uma função para computar o produto escalar de dois vetores de n elementos. Use a instrução de repetição for e assuma que os vetores estão alocados como um arranjo double.

Exercício 3.3.7.

Implemente uma função para computar a multiplicação de uma matriz A n×n por um vetor coluna x de n elementos. Use a instrução for e assuma que o vetor e a matriz estejam alocadas como arranjos double.

Exercício 3.3.8.

Implemente uma função para computar a multiplicação de uma matriz A n×m por uma matriz B de m×n. Use a instrução for e assuma que as matrizes estão alocadas como arranjos double.


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Pedro H A Konzen
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