Ajude a manter o site livre, gratuito e sem propagandas. Colabore!
Um conjunto é uma coleção de elementos ou objetos. Quando é um elemento do conjunto , denotamos
| (1.1) | 
lê-se x pertence ao conjunto A. Já, a notação
| (1.2) | 
é usada para denotar que não pertence ao . A Figura 1.1 é uma representação gráfica (um diagrama de Venn11endnote: 1John Venn, 1834 - 1923, matemático inglês. Fonte: Wikipédia: John Venn.) de um conjunto com um elemento .
 
Usualmente, um conjunto é descrito usando a notação
| (1.3) | 
lê-se é o conjunto dos elementos tais que satisfaz a condição.
O conjunto formado por números positivos pode ser denotado por
| (1.4) | 
Ainda, observamos que , , mas . Você saberia escolher mais elementos que pertencem ou que não pertencem a ?
Conjunto finito é todo aquele que contém um número finito de elementos. Tais conjuntos podem ser descritos de forma simplificada como segue
| (1.5) | 
neste caso, temos um conjunto com elementos. Analogamente, um conjunto que contenha infinitos elementos é chamado de conjunto infinito.
| (1.6) | 
é o conjunto que contém apenas os números , e . Consultemos a representação geométrica de B na Figura 1.2.
 
O conjunto que não contém elemento algum é chamado de conjunto vazio e é denotado por ou por .
O conjunto de todos os números negativos e positivos é vazio, i.e.
| (1.7) | 
Dois conjuntos e são iguais, quando todos os elementos de pertencem a e vice-versa. Em notação matemática, escrevemos quando
| (1.8) | 
lê-se se, e somente se, .
Estudemos os seguintes casos:
Dizemos que é subconjunto de , quando todos os elementos de pertencem a . Neste caso, denotamos
| (1.13) | 
e lemos “A está contido em B”. Mais precisamente, quando
| (1.14) | 
lemos implica (consultemos a Figura 1.3). O mesmo pode ser denotado por , i.e. B contém A.
 
Sejam e dois conjuntos dados. A união do conjunto com o conjunto é o conjunto que contém todos os elementos que pertencem a ou a . Mais precisamente, temos
| (1.17) | 
lê-se o conjunto dos elementos tais que ou . Consultemos Figura 1.4.
 
Sejam e dois conjuntos dados. A interseção do conjunto com o conjunto é o conjunto que contém os elementos que pertencem simultaneamente a ambos os conjuntos e . Mais precisamente, temos
| (1.21) | 
lê-se o conjunto dos elementos tais que e . Consultemos a Figura 1.5.
 
Sejam e dois conjuntos dados. A diferença (ou complemento relativo) do conjunto com o conjunto é o conjunto que contém os elementos que pertencem ao e não pertencem ao conjunto . Mais precisamente, temos
| (1.24) | 
lê-se o conjunto dos elementos tais que e . Consultemos a Figura 1.6.
 
Sejam e dois conjuntos. O produto cartesiano de com é o conjunto , cujos elementos são os pares ordenados com e . Mais precisamente, temos
| (1.28) | 
lê-se o conjunto dos pares ordenados tais que e .
Um par ordenado é um conjunto formado por e , no qual a posição dos elementos importa. Por exemplo, temos
| (1.29) | 
enquanto que
| (1.30) | 
Considere o seguinte conjunto
| (1.34) | 
Em cada item, diga se é verdadeira ou falsa a afirmação. Justifique cada resposta.
é um conjunto finito
a) V; b) F; c) F; d) F; e) F
Dado , determine se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas. Justifique sua resposta.
a) V; b) V; c) F; d) V; e) V
Determine todos os subconjuntos de
| (1.35) | 
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Responda cada um dos seguintes itens:
Quantos subconjuntos tem um conjunto de 5 elementos.
Quantos elementos tem um conjunto que contém exatamente 16 subconjuntos.
a) ; b)
Sejam os seguintes conjuntos
| (1.36) | |||
| (1.37) | 
Determine os seguintes conjuntos:
a) ; b) ; c) , d) ; e) ; f)
Seja um conjunto com 10 elementos e outro com 25. Sabendo que tem 5 elementos, determine o número de elementos do conjunto .
30
Sejam e conjuntos quaisquer. Diga se é verdadeira ou falsa cada uma das seguintes afirmações. Justifique sua resposta.
a) V; b) F; c) V; d) V; e) F; f) F
Sejam os seguintes conjuntos
| (1.38) | |||
| (1.39) | 
Determine o conjunto .
Justificando sua resposta, diga se é verdadeira a seguinte afirmação. Se e , então .
F
Aproveito para agradecer a todas/os que de forma assídua ou esporádica contribuem enviando correções, sugestões e críticas!

Este texto é disponibilizado nos termos da Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Ícones e elementos gráficos podem estar sujeitos a condições adicionais.