Ajude a manter o site livre, gratuito e sem propagandas. Colabore!
2.2 Inequações
Uma inequação é uma sentença matemática que expressa uma relação de desigualdade entre duas expressões matemáticas. São exemplos de inequações
(2.77)
(2.78)
(2.79)
(2.80)
(2.81)
Assim como equações, inequações são usadas para descrever propriedades ou restrições sobre uma ou mais incógnitas. Neste caso, a solução é o conjunto de valores que a incógnita pode assumir de forma a satisfazer a inequação.
Exemplo 2.2.1.
São exemplos de inequações envolvendo incógnitas:
a)
Inequação de primeiro grau
(2.82)
b)
Inequação de segundo grau
(2.83)
c)
Inequação racional
(2.84)
Não existe um procedimento geral para calcular a solução de uma inequação, mas o chamado estudo de sinal pode ser uma estratégia adequada em várias situações. Na sequência, vamos aplicá-la na resolução de algumas inequações.
2.2.1 Inequações de primeiro grau
Inequações de primeiro grau são aquelas em que a incógnita aparece apenas na potência 1. Ou seja, qualquer inequação que possa ser escrita na seguinte forma
(2.85)
onde , , são coeficientes/parâmetros dados e é a incógnita.
Para resolvê-la, podemos usar o estudo de sinal da expressão2020endnote: 20Lembremos a tricotomia dos números reais. Consulte a Subseção 1.3.3. . Para que seja nula, temos
Em alguns casos, é possível calcular a solução apenas a partir de manipulações algébricas.
Exemplo 2.2.3.
Vamos resolver
(2.98)
Começamos multiplicando ambos os lados da inequação por para obtermos2121endnote: 21Notemos que a desigualdade se inverte ao multiplicarmos a inequação por um número negativo.
Inequações envolvendo produtos ou quocientes de expressões de primeiro grau podemos ser resolvidas fazendo-se o estudo de sinal.
Exemplo 2.2.4.
Vamos resolver
(2.102)
Figura 2.4: Estudo do sinal de .
Para tanto, fazemos os estudos de sinais do primeiro fator e do segundo fator . Em seguida, fazemos o estudo de sinal do produto . Neste caso, obtemos a Figura 2.4. Com isso, temos que a solução é .
No caso de quocientes, devemos nos atentar para o fato de que o denominador não seja nulo.
Exemplo 2.2.5.
Vamos resolver
(2.103)
Figura 2.5: Estudo do sinal de .
Para tanto, fazemos os estudos de sinais do primeiro fator e do segundo fator . Em seguida, fazemos o estudo de sinal do quociente . Neste caso, obtemos a Figura 2.5. Com isso, temos que a solução é .