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1.1 Segmentos Orientados

O conceito de segmento orientado é fundamental na definição de vetores. Como o próprio nome indica, trata-se de definir uma orientação a um dado segmento de reta. Antes, portanto, vamos definir o que entendemos por um segmento.

1.1.1 Segmento

Sejam dados dois pontos A e B sobre uma reta r. O conjunto de todos os pontos de r entre A e B é chamado de segmento e denotado por AB. A reta r é chamada de reta suporte e os pontos A e B de pontos extremos. Consulte a Figura 1.1.

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Figura 1.1: Um segmento AB de uma reta (direção) r.

Comprimento e Direção

O comprimento de um segmento AB é denotado por |AB| e definido como a distância entre seus pontos extremos A e B. Em outras palavras, é o tamanho do segmento11endnote: 1Em aplicações, o comprimento é medido em unidades de comprimento, metro (m), no sistema internacional de unidades (SI).. Consulte a Figura 1.2

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Figura 1.2: Comprimento de um segmento AB.

A direção de um segmento AB é a direção de sua reta suporte, i.e. a direção da reta que fica determinada pelos pontos A e B. Logo, dois segmentos AB e CD têm a mesma direção, quando suas retas suportes são paralelas ou coincidentes (ou seja, elas têm a mesma direção).

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Figura 1.3: Segmentos de mesma direção rs.
Exemplo 1.1.1.

Consideramos os segmentos representados na Figura 1.4. Observamos que AB e CD têm as mesmas direções, mas comprimentos diferentes. Já, o segmento EF tem o mesmo comprimento que AB (verifique!), mas tem direção diferente dos segmentos AB e CD.

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Figura 1.4: Segmentos de diferentes comprimentos e direções.

Segmento Nulo

Se A e B são pontos coincidentes, então chamamos AB de segmento nulo e temos |AB|=0. Observamos que a representação geométrica de um segmento nulo é um ponto, tendo em vista que seus pontos extremos são coincidentes. Como existem infinitas retas de diferentes direções que passam por um único ponto, temos que segmentos nulos não têm direção definida.

1.1.2 Segmento Orientado

Observamos que um dado segmento AB é igual ao segmento BA. Agora, podemos associar a noção de sentido a um segmento, escolhendo um dos pontos como sua origem (ou ponto de partida) e o outro como sua extremidade (ou ponto de chegada). Ao fazermos isso, definimos um segmento orientado.

Mais precisamente, um segmento orientado AB é o segmento definido pelos pontos A e B, sendo A o ponto de partida (origem) e B o ponto de chegada (extremidade). Consulte a Figura 1.5.

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Figura 1.5: Um segmento orientado AB.

Comprimento e Direção

As noções de comprimento e de direção para segmentos estendem-se diretamente a segmentos orientados. Dizemos que dois segmentos orientados não nulos AB e CD têm a mesma direção, quando as retas AB e CD são paralelas ou coincidentes. Em outras palavras, dois segmentos orientados não nulos têm a mesma direção quando suas retas suporte são paralelas ou coincidentes.

O comprimento de um segmento orientado AB é a norma do segmento AB, i.e. |AB|=|AB|. O segmento orientado nulo AA tem comprimento |AA|=0 e não tem direção definida.

Sentido

O sentido de um segmento orientado é o do ponto de partida (origem) para o ponto de chegada (extremo). Por exemplo, o segmento orientado AB tem sentido do ponto A ao B.

Segmentos orientados AB e CD de mesma direção podem ter o mesmo sentido ou sentidos opostos. No caso de suas retas suportes não serem coincidentes, os segmentos orientados AB e CD têm o mesmo sentido, quando os segmentos AC e BD não se interceptam. No contrário, caso estes se interceptam, os segmentos orientados AB e CD têm sentidos opostos.

Exemplo 1.1.2.

Na Figura 1.6, temos que os segmentos AB e CD têm o mesmo sentido. De fato, observamos que eles têm a mesma direção e que os segmentos AC e BD têm interseção vazia.

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Figura 1.6: Segmentos orientados AB e CD de mesmo sentido. Segmentos orientados EF e GH de sentidos opostos.

Na mesma Figura 1.6, temos que os segmentos orientados EF e GH têm sentidos opostos, pois têm a mesma direção e os segmentos EG e FH se interceptam.

Observação 1.1.1.

(Transitividade do sentido.) A propriedade de segmentos orientados terem o mesmo sentido é transitiva. Ou seja, se AB e CD têm o mesmo sentido e CD e EF têm o mesmo sentido, então AB e EF têm o mesmo sentido.

Com base na Observação 1.1.1, analisamos o sentido de dois segmentos orientados e colineares escolhendo um deles e construindo um segmento orientado de mesmo sentido e não colinear. Então, analisamos o sentido dos segmentos orientados originais com respeito ao introduzido.

Relação de Equipolência

Um segmento orientado não nulo AB é equipolente a um segmento orientado CD, quando AB tem o mesmo comprimento, a mesma direção e o mesmo sentido de CD (consulte a Figura 1.7). Segmentos nulos também são considerados equipolentes entre si.

Usamos a notação ABCD para indicar que AB é equipolente a CD. Caso contrário, escrevemos AB≁CD.

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Figura 1.7: Dois segmentos orientados equipolentes.

A relação de equipolência é uma relação de equivalência. De fato, temos:

  • relação reflexiva: ABAB;

  • relação simétrica: ABCDCDAB;

  • relação transitiva: ABCDeCDEFABEF.

Com isso, dado um segmento orientado AB, definimos a classe de equipolência de AB como o conjunto de todos os seus segmentos equipolentes. O segmento AB é um representante desta classe, a qual é denotada por [AB].

1.1.3 Exercícios Resolvidos

ER 1.1.1.

Sejam dados três pontos não colineares A, B e D. Escreva a área do paralelogramo determinado pelos segmentos AB e AD com respeito aos comprimentos deles e ao ângulo determinado por eles.

Solução.

Começamos desenhando um paralelogramo determinado por segmentos AB e AD. Consulte a Figura 1.8.

Refer to caption
Figura 1.8: Paralelogramo determinado por segmentos AB e AD.

Denotando por α o ângulo determinado pelos segmentos AB e AD, temos que a área deste paralelogramo pode ser escrita por

A=|AB||AD|senα. (1.1)
ER 1.1.2.

Mostre que ABCD se, e somente se, BADC.

Solução.

Para mostrar que

ABCDBADC, (1.2)

vamos primeiro mostrar a implicação, i.e. que

ABCDBADC. (1.3)

Logo, assumimos que ABCD, mostramos que

  1. a)

    |BA|=|DC|.

    De fato, temos

    |BA|=|AB|=|CD|=|DC|. (1.4)
  2. b)

    BA e DC têm as mesmas direções.

    A direção de BA é a mesma de AB, pois suas retas suportes são coincidentes. Pela equipolência, essa também é a direção de CD. Por fim, CD e DC têm a mesma direção, pois suas retas suportes são coincidentes. O resultado segue por transitividade.

  3. c)

    BA e DC têm os mesmos sentidos.

    Como, por hipótese, AB tem o mesmo sentido de CD, temos que os segmentos AC e BD não se interceptam. Isto, por sua vez, mostra que BA e DC têm o mesmo sentido.

Dos items, a), b) e c), concluímos que

ABCDBADC. (1.5)

Para mostrar a recíproca, i.e. que

ABCDBADC. (1.6)

basta substituir AB (BA) por BA (AB) e CD (DC) por DC (CD) nos itens a), b) e c) demonstrados acima. Em outras palavras, a demonstração é anaĺoga. Verifique!

1.1.4 Exercícios

E. 1.1.1.

Complete as lacunas.

  1. a)

    Seja r a reta determinada pelos pontos A e B. O segmento AB é o conjunto de pontos pertencentes a r e que estão entre A e B (inclusive).

  2. b)

    O comprimento de um segmento AB é definido como a distância entre A e B e é denotada por |AB|.

  3. c)

    Chamamos de reta suporte de um dado segmento AB, a reta determinada pelos pontos A e B.

  4. d)

    AB é dito ser um segmento nulo, quando A e B são pontos coincidentes.

Resposta.

a) pontos; entre; c) distância; |AB|; d) reta suporte; e) coincidentes;

E. 1.1.2.

Complete as lacunas.

  1. a)

    Segmento orientado é um segmento com sentido definido.

  2. b)

    Em um segmento orientado AB, A é chamado de ponto de origem e ponto de extremidade.

  3. c)

    Se as retas AB e CD são paralelas ou coincidentes, então AB e CD têm a mesma direção.

  4. d)

    O comprimento de um segmento orientado AB é definido como o comprimento do segmento |AB|.

  5. e)

    AB e CD têm o mesmo sentido (sentidos opostos) quando os segmentos AC e BD não se interceptam (se interceptam).

Resposta.

a) sentido; b) ponto de origem; ponto de extremidade; c) direção; d) |AB|; e) o mesmo sentido (sentidos opostos); não se interceptam (se interceptam)

E. 1.1.3.

Complete as lacunas.

  1. a)

    AB e CD são equipolentes se, e somente se, AB e CD têm a mesma direção, o mesmo comprimento e o mesmo sentido.

  2. b)

    Pela reflexividade da relação de equipolência, CD CD.

  3. c)

    Pela simetria da relação de equipolência, se EFAB, então ABEF.

  4. d)

    Pela transitividade da relação de equipolência, se CDAB e ABEF, então CDEF.

Resposta.

a) equipolentes; direção; comprimento; sentido; b) CD; c) ABEF; d) ABEF

E. 1.1.4.

Faça o esboço de dois segmentos AB e CD com |AB||CD| e cujas retas determinadas por eles sejam coincidentes.

Resposta.
[Uncaptioned image]
E. 1.1.5.

Faça o esboço de dois segmentos orientados AB≁CD e de mesmo sentido.

Resposta.
[Uncaptioned image]
E. 1.1.6.

Faça o esboço de dois segmentos orientados colineares, de comprimentos iguais e sentidos opostos.

Resposta.
[Uncaptioned image]
E. 1.1.7.

Mostre que segmentos terem o mesmo comprimento é uma:

  1. a)

    relação reflexiva.

  2. b)

    relação simétrica.

  3. c)

    relação transitiva.

  4. d)

    relação de equivalência.

Resposta.

a) Por óbvio, que AB tem o mesmo comprimento que si próprio. b) Se AB tem o mesmo comprimento de CD, |AB|=|CD|, então é dizer que CD tem o mesmo comprimento de AB. c) Se |AB|=|CD| e |CD|=|EF|, então |AB|=|EF|. d) Por definição, segue dos itens a), b) e c).

E. 1.1.8.

Mostre que ABCD, então ACBD.

Resposta.

Dica: Se AB e CD não são coincidentes, então ABCD determina um paralelogramo.

E. 1.1.9.

Mostre que se ACCB, então C é ponto médio do segmento AB.

Resposta.

ACCB implica que CAB. Como |AC|=|CB|, conclui-se que C é o ponto médio de AB.

E. 1.1.10.

Mostre que se AB e CD são equipolentes, então os pontos médios de AD e BC são coincidentes.

Resposta.

Dica: as diagonais de um paralelogramo interceptam-se em seus pontos médios.


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