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Um sistema de coordenadas (cartesianas11endnote: 1René Descartes, 1596 - 1650, matemático e filósofo francês. Fonte: Wikipédia: René Descartes.) no espaço é constituído de um ponto e uma base de vetores no espaço. Dado um tal sistema, temos que cada ponto determina de forma única um vetor e vice-versa. Assim sendo, definimos que o ponto tem coordenadas . Veja a figura abaixo.
O ponto é chamado de origem (do sistema de coordenadas) e tem coordenadas . Dado um ponto , chama-se de sua abscissa, de sua ordenada e de sua cota. As retas que passam por e têm, respectivamente, as mesmas direções de , e são chamadas de eixo das abscissas, eixo das ordenadas e eixo das cotas. Os planos que contém e representantes de dois vetores da base são chamados de planos coordenados.
Salvo explicitado diferente, trabalharemos com um sistema de coordenadas ortonormal, i.e. sistema cuja base seja ortonormal. Mais ainda, estaremos assumindo que a base é positiva. Veja a Figura 1.2.
1.1.1 Pontos e Vetores
Seja dado um vetor . Sabendo as coordenadas dos pontos e , temos que as coordenadas do vetor são:
(1.1)
(1.2)
(1.3)
(1.4)
Em uma linguagem menos formal, podemos dizer que as coordenadas de é a resultante das coordenadas do ponto final menos as coordenadas do ponto de partida. Veja a figura abaixo.
Exemplo 1.1.1.
Dados os pontos e , temos que o vetor tem coordenadas:
(1.5)
1.1.2 Ponto Médio de um Segmento
Dados os pontos e , podemos calcular as coordenadas do ponto médio do segmento . Veja a figura abaixo.
Do fato de que , temos
(1.6)
Logo, segue que
(1.7)
(1.8)
(1.9)
ou, equivalentemente,
(1.10)
(1.11)
(1.12)
Portanto, concluímos que
(1.13)
(1.14)
(1.15)
Logo, temos
(1.16)
Exemplo 1.1.2.
Dados os pontos e , temos que o ponto médio do segmento tem coordenadas:
(1.17)
(1.18)
Exercícios resolvidos
ER 1.1.1.
Sejam , e vértices consecutivos de um triângulo isósceles, cujos lados e são congruentes. Determine o valor de .
Solução.
Sendo os lados e congruentes, temos . As coordenadas de são
(1.19)
e as coordenadas de são
(1.20)
Então, temos
(1.21)
(1.22)
(1.23)
(1.24)
(1.25)
ER 1.1.2.
Sejam , e o ponto médio do intervalo . Determine as coordenadas do ponto de forma que .
Solução.
As coordenadas do ponto médio são
(1.26)
Agora, denotando , temos
(1.27)
(1.28)
Portanto
(1.29)
(1.30)
(1.31)
Logo, .
Exercícios
E. 1.1.1.
Sejam dados os pontos e . Determine as coordenadas do vetor .
Resposta.
E. 1.1.2.
Sejam dados os pontos e . Calcule o ponto médio do segmento .
Resposta.
E. 1.1.3.
Sejam dados os pontos e . Determine o ponto tal que seja o ponto médio do segmento .
Resposta.
E. 1.1.4.
Sejam dados os pontos , e . Determine tal que forme um triângulo retângulo com hipotenusa .
Resposta.
E. 1.1.5.
Determine a distância entre os pontos e .
Resposta.
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