Ajude a manter o site livre, gratuito e sem propagandas. Colabore!
Quadraturas gaussianas são quadraturas numéricas de máximo grau de exatidão. Especificamente, quadraturas de Gauss-Legendre são quadraturas gaussianas para integrais da forma
| (3.89) | 
Vamos começar considerando o problema de determinar a quadratura de Gauss-Legendre de apenas um ponto, i.e.
| (3.90) | 
Começamos por exigir a integração exata de polinômios de o grau , o que nos leva a
| (3.91a) | |||
| (3.91b) | |||
Agora, exigindo a integração exata de polinômios de grau , obtemos
| (3.92a) | |||
| (3.92b) | |||
| (3.92c) | |||
Com isso, concluímos que a quadratura de um nodo de maior grau de exatidão para tais integrais é a de nodo e peso . Observamos que esta é a regra do ponto médio para o intervalo de integração .
Seguindo esse raciocínio, ao buscarmos por uma quadratura de pontos com maior grau de exatidão possível para integrais no intervalo , acabamos tendo que resolver um sistema de equações
| (3.93) | 
para . I.e., no que temos incógnitas ( nodos e pesos) a determinar, podemos exigir o grau de exatidão máximo de .
O sistema (3.93) é um sistema não linear para os nodos e a determinação de soluções para grande não é uma tarefa trivial. Alternativamente, veremos que os nodos da quadratura de Gauss-Legendre de nodos são as raízes do polinômio de Legendre de grau . Por definição, o polinômio de Legendre de grau , denotado por , satisfaz a seguinte propriedade de ortogonalidade
| (3.94) | 
para todo polinômio de grau menor que . Com isso, estabelecemos o seguinte resultado.
A quadratura de Gauss-Legendre de nodos tem as raízes do polinômio de Legendre de grau como seus nodos e seus pesos são dados por
| (3.95) | 
Sejam as raízes do polinômio de Legendre de grau . Queremos mostrar que
| (3.96) | 
para todo polinômio de grau menor ou igual . Primeiramente, suponhamos que seja um polinômio de grau menor que . Então, tomando sua representação por polinômio de Lagrange nos nodos , , temos
| (3.97) | ||||
| (3.98) | ||||
| (3.99) | 
Isto mostra o resultado para polinômios de grau menor que . Agora, suponhamos que é um polinômio de grau maior ou igual que e menor ou igual a . Dividindo pelo polinômio de Legendre de grau , , obtemos
| (3.100) | 
onde e são polinômio de grau menor que . Ainda, nas raízes temos e da ortogonalidade dos polinômios de Legendre (veja, equação (3.94)), temos
| (3.101) | ||||
| (3.102) | 
Agora, do resultado anterior aplicado a , temos
| (3.103) | 
Isto complete o resultado para polinômios de grau menor ou igual a . ∎
(Gauss-Legendre de 2 pontos.) Considaremos a quadratura de Gauss-Legendre de nodos. Do Teorema 3.5.1, seus nodos são as raízes do polinômio de Legendre de grau 2
| (3.104) | 
as quais são
| (3.105a) | |||
| (3.105b) | |||
Os pesos são, então
| (3.106a) | ||||
| (3.106b) | ||||
| (3.106c) | ||||
e
| (3.107a) | ||||
| (3.107b) | ||||
| (3.107c) | ||||
Ou seja, a quadratura de Gauss-Legendre de pontos tem o seguinte conjunto de nodos e pesos . Esta, por sua vez, é exata para polinômios de grau menor ou igual a . De fato, verificando para potência de temos:
:
| (3.108a) | |||
| (3.108b) | |||
:
| (3.109a) | |||
| (3.109b) | |||
:
| (3.110a) | |||
| (3.110b) | |||
:
| (3.111a) | |||
| (3.111b) | |||
:
| (3.112a) | |||
| (3.112b) | |||
| 0 | 2 | |
| 1 | ||
Considere o problema de obter uma aproximação para usando a quadratura de Gauss-Legendre. Calculemos algumas aproximações com , e pontos:
:
| (3.113a) | ||||
| (3.113b) | ||||
:
| (3.114a) | ||||
| (3.114b) | ||||
:
| (3.115a) | ||||
Na Tabela 3.6, temos as aproximações de com a quadratura de Gauss-Legendre de , , , e pontos (detonado por , bem como, o erro absoluto com respeito ao valor analítico da integral.
A quadratura de Gauss-Legendre é desenvolvida para aproximar integrais definidas no intervalo . Por sorte, uma integral definida em um intervalo arbitrário pode ser reescrita como uma integral no intervalo através de uma mudança de variável apropriada.
Assumindo a mudança de variável
| (3.116) | 
temos
| (3.117) | 
e, portanto,
| (3.118) | 
Portanto, para computarmos podemos aplicar a quadratura de Gauss-Legendre na integral definida no dada conforme acima.
Usemos a quadratura de Gauss-Legendre com pontos para aproximar a integral
| (3.119) | 
Fazendo a mudança de variável , temos
| (3.120) | 
Então, aplicando a quadratura temos
| (3.121a) | ||||
| (3.121b) | ||||
Aproxime
| (3.122) | 
usando a quadratura de Gauss-Legendre com:
ponto.
pontos.
pontos.
pontos.
pontos.
a) ; b) ; c) ; d) ; e) .
Aproxime
| (3.123) | 
usando a quadratura de Gauss-Legendre com:
ponto.
pontos.
pontos.
pontos.
pontos.
a) ; b) ; c) ; d) ; e) .
Aproxime
| (3.124) | 
usando a quadratura de Gauss-Legendre com:
ponto.
pontos.
pontos.
a) ; b) ; c)
Use uma quadratura de Gauss-Legendre para computar a integral
| (3.125) | 
com dígitos significativos corretos.
Aproveito para agradecer a todas/os que de forma assídua ou esporádica contribuem enviando correções, sugestões e críticas!

Este texto é disponibilizado nos termos da Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Ícones e elementos gráficos podem estar sujeitos a condições adicionais.