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1.1 Sistema de coordenadas no espaço
Em revisão
Um sistema de coordenadas (cartesianas11endnote: 1René Descartes, 1596 - 1650, matemático e filósofo francês. Fonte: Wikipédia: René Descartes.) no espaço é constituído de um ponto e uma base de vetores no espaço. Dado um tal sistema, temos que cada ponto determina de forma única um vetor e vice-versa. Assim sendo, definimos que o ponto tem coordenadas . Veja a figura abaixo.
Figura 1.1: Ilustração de um sistema de coordenadas no espaço.
O ponto é chamado de origem (do sistema de coordenadas) e tem coordenadas . Dado um ponto , chama-se de sua abscissa, de sua ordenada e de sua cota. As retas que passam por e têm, respectivamente, as mesmas direções de , e são chamadas de eixo das abscissas, eixo das ordenadas e eixo das cotas. Os planos que contém e representantes de dois vetores da base são chamados de planos coordenados.
Figura 1.2: Ilustração de um sistema de coordenadas ortonormal.
Salvo explicitado diferente, trabalharemos com um sistema de coordenadas ortonormal, i.e. sistema cuja base seja ortonormal. Mais ainda, estaremos assumindo que a base é positiva. Veja a Figura 1.2.
1.1.1 Pontos e Vetores
Seja dado um vetor . Sabendo as coordenadas dos pontos e , temos que as coordenadas do vetor são:
(1.1)
(1.2)
(1.3)
(1.4)
Em uma linguagem menos formal, podemos dizer que as coordenadas de é a resultante das coordenadas do ponto final menos as coordenadas do ponto de partida. Veja a figura abaixo.
Figura 1.3: Relação entre as coordenadas dos pontos de partida e de chegada de um vetor.
Exemplo 1.1.1.
Dados os pontos e , temos que o vetor tem coordenadas:
(1.5)
1.1.2 Ponto Médio de um Segmento
Dados os pontos e , podemos calcular as coordenadas do ponto médio do segmento . Veja a figura abaixo.
Figura 1.4: Coordenadas do ponto médio de um segmento.
Do fato de que , temos
(1.6)
Logo, segue que
(1.7)
(1.8)
(1.9)
ou, equivalentemente,
(1.10)
(1.11)
(1.12)
Portanto, concluímos que
(1.13)
(1.14)
(1.15)
Logo, temos
(1.16)
Exemplo 1.1.2.
Dados os pontos e , temos que o ponto médio do segmento tem coordenadas:
(1.17)
(1.18)
Exercícios resolvidos
ER 1.1.1.
Sejam , e vértices consecutivos de um triângulo isósceles, cujos lados e são congruentes. Determine o valor de .
Solução.
Sendo os lados e congruentes, temos . As coordenadas de são
(1.19)
e as coordenadas de são
(1.20)
Então, temos
(1.21)
(1.22)
(1.23)
(1.24)
(1.25)
ER 1.1.2.
Sejam , e o ponto médio do intervalo . Determine as coordenadas do ponto de forma que .
Solução.
As coordenadas do ponto médio são
(1.26)
Agora, denotando , temos
(1.27)
(1.28)
Portanto
(1.29)
(1.30)
(1.31)
Logo, .
Exercícios
E. 1.1.1.
Sejam dados os pontos e . Determine as coordenadas do vetor .
Resposta.
E. 1.1.2.
Sejam dados os pontos e . Calcule o ponto médio do segmento .
Resposta.
E. 1.1.3.
Sejam dados os pontos e . Determine o ponto tal que seja o ponto médio do segmento .
Resposta.
E. 1.1.4.
Sejam dados os pontos , e . Determine tal que forme um triângulo retângulo com hipotenusa .
Resposta.
E. 1.1.5.
Determine a distância entre os pontos e .
Resposta.
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Um sistema de coordenadas (cartesianas11endnote: 1René Descartes, 1596 - 1650, matemático e filósofo francês. Fonte: Wikipédia: René Descartes.) no espaço é constituído de um ponto e uma base de vetores no espaço. Dado um tal sistema, temos que cada ponto determina de forma única um vetor e vice-versa. Assim sendo, definimos que o ponto tem coordenadas . Veja a figura abaixo.
Figura 1.1: Ilustração de um sistema de coordenadas no espaço.
O ponto é chamado de origem (do sistema de coordenadas) e tem coordenadas . Dado um ponto , chama-se de sua abscissa, de sua ordenada e de sua cota. As retas que passam por e têm, respectivamente, as mesmas direções de , e são chamadas de eixo das abscissas, eixo das ordenadas e eixo das cotas. Os planos que contém e representantes de dois vetores da base são chamados de planos coordenados.
Figura 1.2: Ilustração de um sistema de coordenadas ortonormal.
Salvo explicitado diferente, trabalharemos com um sistema de coordenadas ortonormal, i.e. sistema cuja base seja ortonormal. Mais ainda, estaremos assumindo que a base é positiva. Veja a Figura 1.2.
1.1.1 Pontos e Vetores
Seja dado um vetor . Sabendo as coordenadas dos pontos e , temos que as coordenadas do vetor são:
(1.1)
(1.2)
(1.3)
(1.4)
Em uma linguagem menos formal, podemos dizer que as coordenadas de é a resultante das coordenadas do ponto final menos as coordenadas do ponto de partida. Veja a figura abaixo.
Figura 1.3: Relação entre as coordenadas dos pontos de partida e de chegada de um vetor.
Exemplo 1.1.1.
Dados os pontos e , temos que o vetor tem coordenadas:
(1.5)
1.1.2 Ponto Médio de um Segmento
Dados os pontos e , podemos calcular as coordenadas do ponto médio do segmento . Veja a figura abaixo.
Figura 1.4: Coordenadas do ponto médio de um segmento.
Do fato de que , temos
(1.6)
Logo, segue que
(1.7)
(1.8)
(1.9)
ou, equivalentemente,
(1.10)
(1.11)
(1.12)
Portanto, concluímos que
(1.13)
(1.14)
(1.15)
Logo, temos
(1.16)
Exemplo 1.1.2.
Dados os pontos e , temos que o ponto médio do segmento tem coordenadas:
(1.17)
(1.18)
Exercícios resolvidos
ER 1.1.1.
Sejam , e vértices consecutivos de um triângulo isósceles, cujos lados e são congruentes. Determine o valor de .
Solução.
Sendo os lados e congruentes, temos . As coordenadas de são
(1.19)
e as coordenadas de são
(1.20)
Então, temos
(1.21)
(1.22)
(1.23)
(1.24)
(1.25)
ER 1.1.2.
Sejam , e o ponto médio do intervalo . Determine as coordenadas do ponto de forma que .
Solução.
As coordenadas do ponto médio são
(1.26)
Agora, denotando , temos
(1.27)
(1.28)
Portanto
(1.29)
(1.30)
(1.31)
Logo, .
Exercícios
E. 1.1.1.
Sejam dados os pontos e . Determine as coordenadas do vetor .
Resposta.
E. 1.1.2.
Sejam dados os pontos e . Calcule o ponto médio do segmento .
Resposta.
E. 1.1.3.
Sejam dados os pontos e . Determine o ponto tal que seja o ponto médio do segmento .
Resposta.
E. 1.1.4.
Sejam dados os pontos , e . Determine tal que forme um triângulo retângulo com hipotenusa .
Resposta.
E. 1.1.5.
Determine a distância entre os pontos e .
Resposta.
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